Escale détente à la plage de Varéla à la fin d’une visite terrain
Formação de técnicos do departamento de saúde ambiental no uso do termometro scanner
No dia 17 de setembro de 2020, no aeroporto Osvaldo Vieira, aconteceu o treinamento para técnicos do departamento de saúde ambiental sobre o uso do scanner de termômetro. Na verdade, o Grupo de trabalho sobre a gestão de dados e informação é um grupo multidisciplinar e multissectorial criado pelo Alto Comissariado, com vista a prestar apoio em todo o processo de gestão de dados e informação da vigilância Epidemiológica da COVID-19.
O Ministério da Saúde, adquiriu com apoio da Agência das Nações Unidas para as Migrações (IOM) um termómetro scanner o qual encontrasse atualmente em desuso devido a fraca capacidade técnica de utilização do mesmo. Neste sentido, o Alto Comissariado pretende capacitar técnicos de saúde do Ministério da Saúde – Departamento de Saúde Ambiental em normas do uso do termómetro.
O objetivo geral do referido treinamento é capacitar técnicos de saúde em serviço no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira na utilização e manutenção do termómetro scanner para leitura e registo da temperatura corporal em viajantes no âmbito da vigilância da COVID-19.
Como metodologia os participantes do treinamento tiveram:
• Conteúdo teórico sobre critérios e normas para vigilância sanitária em portos de entrada com foco em aeroportos;
• Práticas para usar o termômetro:
Calibração periódica do termômetro;
o Regulação da temperatura – graus Fahrenheit (F) a Centígrados (C);
o Posicionamento do termômetro para registrar a temperatura corporal;
o Posicionar o pessoal de saúde para ler as temperaturas;
o Recomendações e conduta em caso de suspeita (maior ou igual a 38 ° C)
A formação foi enviada a 15 técnicos do departamento de Higiene Ambiental do Ministério da Saúde por facilitadores Técnicos de gestão de dados do Alto Comissariado.
Afin de produire en temps réel les informations de qualité nécessaires à la prise de décision, l’équipe de gestion des données du Haut Commissaire pour le COVID-19 en Guinée-Bissau suit régulièrement le pilier de la surveillance épidémiologique et les différents laboratoires ainsi que services de gestion de cas cliniques. Ainsi, les différentes données sont collectées et analysées régulièrement pour fournir les différents panels COVID et les différents outils et moyens de communication, dont le communiqué de presse.
De forma a produzir a informação de qualidade necessária em tempo real para a tomada de decisão, a equipa de gestão de dados do Alto Comissariado para a COVID-19 da Guiné-Bissau acompanha regularmente com o pilar da vigilância epidemiológica e os diversos laboratórios bem como serviços de tratamento clínico de casos. Assim, os vários dados são recolhidos e analisados regularmente para fornecer os diferentes painéis COVID e as várias ferramentas e meios de comunicação, incluindo o comunicado de imprensa.