Formação de técnicos do departamento de saúde ambiental no uso do termometro scanner
No dia 17 de setembro de 2020, no aeroporto Osvaldo Vieira, aconteceu o treinamento para técnicos do departamento de saúde ambiental sobre o uso do scanner de termômetro. Na verdade, o Grupo de trabalho sobre a gestão de dados e informação é um grupo multidisciplinar e multissectorial criado pelo Alto Comissariado, com vista a prestar apoio em todo o processo de gestão de dados e informação da vigilância Epidemiológica da COVID-19.
O Ministério da Saúde, adquiriu com apoio da Agência das Nações Unidas para as Migrações (IOM) um termómetro scanner o qual encontrasse atualmente em desuso devido a fraca capacidade técnica de utilização do mesmo. Neste sentido, o Alto Comissariado pretende capacitar técnicos de saúde do Ministério da Saúde – Departamento de Saúde Ambiental em normas do uso do termómetro.
O objetivo geral do referido treinamento é capacitar técnicos de saúde em serviço no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira na utilização e manutenção do termómetro scanner para leitura e registo da temperatura corporal em viajantes no âmbito da vigilância da COVID-19.
Como metodologia os participantes do treinamento tiveram:
• Conteúdo teórico sobre critérios e normas para vigilância sanitária em portos de entrada com foco em aeroportos;
• Práticas para usar o termômetro:
Calibração periódica do termômetro;
o Regulação da temperatura – graus Fahrenheit (F) a Centígrados (C);
o Posicionamento do termômetro para registrar a temperatura corporal;
o Posicionar o pessoal de saúde para ler as temperaturas;
o Recomendações e conduta em caso de suspeita (maior ou igual a 38 ° C)
A formação foi enviada a 15 técnicos do departamento de Higiene Ambiental do Ministério da Saúde por facilitadores Técnicos de gestão de dados do Alto Comissariado.